Projeto de Atividade: Escrita no teclado – explorando o processador de textos
Público-Alvo: alunos do Ensino Fundamental, professores, funcionários e comunidade local
Período de Duração:
Período de Execução:
Justificativa
A utilização do processador de textos é um recurso importante para elaboração, formatação e revisão de textos. O uso do corretor ortográfico e gramatical, aliado à consulta em dicionários e livros gramaticais impressos, pode proporcionar um rico processo de aprendizagem, uma vez que os possíveis “erros” (o que não está de acordo com a norma culta da língua) são evidenciados no computador. Esse recurso estabelece uma relação de “chamar atenção para” uma possível revisão, possibilitando assim uma reflexão sobre a escrita.
Desse modo, explorar e aprofundar a utilização das ferramentas que o programa oferece permite ir além da simples digitação. As várias opções de organização do texto, como formatação e recursos gráficos, também podem ser aliadas e motivadoras de novas e significativas aprendizagens na produção escrita.
Objetivos
• Proporcionar condições para que os alunos aperfeiçoem o conhecimento da escrita através do processador de textos.
• Utilizar o processador de textos (Writer) para desenvolver habilidades de leitura e escrita.
• Utilizar o processador de textos para trabalhar digitação, ortografia, gramática e recursos gráficos no texto.
• Explorar os recursos da barra de menu, barras de ferramentas padrão e formatação, desenho, tabelas e bordas, Galeria do Fontwork.
• Aplicar digitação de maiúsculas, minúsculas, funções do teclado e do mouse.
Recursos Necessários
Computadores com programa de processamento de texto e dicionários impressos.
Programas Utilizados
Editores de texto: Writer
Metodologia
Aula expositiva participativa Avaliação
Referências
Caderno de Orientações Didáticas – Ler e Escrever – Tecnologias na Educação
http://www.educarede.org.br
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